A série clássica consiste em 11 jogos
principais, seguido também por versões para Game Boy e PC, baseados no mesmo
personagem. A série clássica é considerada a origem da história, onde Mega Man é a primeira parte,
seguido de suas dez sequências diretas.
Mesmo antes de sua história chegar ao fim, a história da
série avança para Mega Man X, e logo depois Mega
Man Zero, Mega Man ZX e Mega
Man Legends. Já foi confirmado que a série Legends é a última
cronologicamente, se passando muito tempo depois da série ZX, mas não se sabe
ao certo quanto tempo. A série Battle Network existe em um universo
paralelo (onde a tecnologia de rede floresceu, ao invés da robótica), e a série Star Force é sua sequência.
O livro Rockman Perfect Memories descreve
claramente a ordem cronológica das séries clássica, X e Legends,
citando também as séries Zero e Battle Network que eram novas. Mesmo que não
tenham descrito no livro sobre as séries ZX e Star Force, a
Capcom deixou bem claro a época em que os jogos se passam.
Na série, dois gênios da robótica, Dr. Albert Wily e Dr.
Thomas Light, criam uma nova geração de robôs superior a quaisquer outros
já criados. Então, Wily, ex-sócio de Dr. Light (criador de Mega Man), vendo o
incrível potencial dos robôs, começa a imaginar que, com eles sob seu comando,
poderia ter um enorme poder nas mãos. Ao compartilhar seus planos de domínio
com Light e ter retorno negativo, rouba seu projeto inicial, Protoman (Blues,
no original), para servi-lo, junto com outros robôs.
Dr. Light, então, cria Rock, um robô ajudante
de laboratório e Roll, uma ajudante domestica, .
Quando Wily resolve usar os Robôs para cometer terrorismo, Light resolve
transformar Rock num robô de batalha na tentativa de deter Wily. Surge então Mega Man, o robô azul que sempre estraga os
planos malignos de Wily.
Os dois primeiros parágrafos são um resumo das histórias de
cada jogo, somente lançados para o console NES (Mega Man 1 - 6).
Algum tempo depois, Dr. Light cria um novo robô chamado X. X era um robô muito forte, e por isso
ele tinha capacidade para desrespeitar as 3 leis da robótica. Com medo, Dr.
Light resolve deixar X armazenado em uma cápsula para que no futuro a
humanidade tenha melhor controle sobre os robôs. Por isso, essa criação só é
despertada um século depois pelo explorador Dr. Cain. A tecnologia de X era
avançada mesmo para aquela época e deu origem a um novo tipo de robôs chamados reploids. Alguns
reploids, porém, revoltaram-se contra a humanidade, eles foram chamados de Mavericks. Cabe a X e aos Maverick Hunters, (caçadores
de Mavericks) parar essa ameaça. O novo vilão da série é Sigma.
Em Mega Man Zero, o jogo muda: X (o original) está
desaparecido e sua cópia perfeita controla uma cidade onde a paz é mantida à
força. Ciel, a líder dos rebeldes, lidera uma expedição para encontrar o
lendário Reploid, Zero. Encontrado em estado de animação suspensa,
Zero é trazido de volta à vida por Ciel e logo em seguida une-se a ela e à
Resistência contra o Copy X. Zero também se depara com os 4 guardiões: Harpuia, Leviathan, Fefnir e Phantom.
Postado por: Shimeji
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